No STF, redes sociais defendem validade do Marco Legal da Internet |
Central de Hidratação 24 Horas inicia atendimento para pacientes com dengue
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
ovo serviço, localizado na UBSF Glória, visa ampliar o atendimento a pacientes com casos confirmados de dengue e reduzir sobrecarga em outras unidades de saúde da cidade
Joinville inaugurou um importante recurso para o tratamento e acompanhamento de pacientes com casos confirmados de dengue: a Central de Hidratação 24 Horas. O serviço, que entrou em funcionamento nesta segunda-feira (4), está instalado no mesmo prédio da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória, localizada na rua Brigada Lopes, e conta com uma estrutura composta por 20 leitos de observação.
O atendimento na Central de Hidratação é contínuo, incluindo finais de semana e feriados, proporcionando assistência integral aos pacientes diagnosticados com a doença. Segundo a diretora executiva da Secretaria da Saúde, Marlene Bonow Oliveira, a inauguração deste serviço é uma medida estratégica para ampliar o cuidado aos pacientes classificados como dengue B ou C, aliviando a sobrecarga em outras unidades de saúde da região.
"A Central de Hidratação 24 Horas é um local de referência para os pontos de atenção que já fizeram algum atendimento e que fazem a classificação desses pacientes que, em 70% dos casos, são do tipo A. Aqueles que tiverem classificação B ou C, precisam de outra intervenção de tratamento. A Central é uma oportunidade de ampliação dos leitos de observação que normalmente estão sendo ocupados pelos pacientes dos tipos B ou C nas nossas Unidades de Pronto Atendimento", explica Marlene Bonow Oliveira.
Atendimento direcionado
O serviço funciona com um novo protocolo de atendimento para pacientes diagnosticados com dengue dos tipos B ou C, visando proporcionar cuidados especializados e eficazes. Aqueles que têm acesso a este serviço são os indivíduos previamente atendidos em uma das 54 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou em uma das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da região.
Por meio de um encaminhamento, os pacientes são direcionados à Unidade Sentinela da dengue, localizada na UBSF Glória. Neste ponto de referência, passam por uma nova avaliação médica, onde são reconfirmados os diagnósticos e direcionados para a Central de Hidratação. Nesse ambiente, recebem os cuidados necessários, incluindo medicações e hidratação endovenosa ou via oral, conforme indicado pelo seu estado de saúde.
Além do tratamento direto, a Central de Hidratação também oferece serviços de monitoramento contínuo das condições do paciente, garantindo um acompanhamento integral durante todo o processo de recuperação. Adicionalmente, a estrutura conta com suporte logístico para situações que demandem deslocamento para outros pontos de atenção, como em casos que necessitem de internação hospitalar.
Atenção aos primeiros sintomas
A Secretaria da Saúde de Joinville reforça a importância da busca por atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) logo nos primeiros sinais da dengue. Com a temporada de chuvas e temperaturas elevadas, é crucial estar atento aos sintomas que podem indicar a presença da doença.
Os principais sinais de alerta incluem febre que pode surgir de forma abrupta e alta, acompanhada de dores de cabeça, dor atrás dos olhos, mal-estar geral, dores no corpo, nas articulações e aparição de manchas pelo corpo. Diante desses sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma UBSF para uma avaliação médica.
A diretora executiva da Secretaria da Saúde, Marlene Bonow Oliveira, destaca a importância da intervenção precoce no diagnóstico da dengue, ressaltando que, muitas vezes, medidas simples podem evitar complicações futuras e até mesmo a necessidade de hospitalização.
“Nas UBSFs, será feito o diagnóstico clínico. Num primeiro momento não é necessário qualquer outro recurso adicional. Por isso, atenção aos sintomas, porque podemos fazer uma intervenção precoce evitando, inclusive, um futuro agravamento e necessidade de internação do paciente”, alerta Marlene.
Deixe seu comentário